A Corrida para o Natal no Varejo: Como Contratar e Engajar Sua Equipe Agora
Chegou o período mais esperado e conturbado para o varejo. Existe uma necessidade de contratação absurda nesse período.
Eu preciso te falar que se você tem uma necessidade de contratar muita gente agora em novembro/dezembro, você errou.
Sim, você errou! Era para ter começado antes.
Boas contratações exigem tempo e planejamento. Era para ter se planejado, feito levantamento de vaga, escopo de vaga, descrição de vaga.
Era para ter “soltado “essas vagas antes. Em outubro, para ser mais específica. Mas não deu tempo, não é mesmo? Eu sei.
Então vamos resolver o problema agora! Tem solução!
A solução agora é correr, faz uso desse seu departamento de Marketing e coloca eles pra divulgar intensamente um post com cores chamativas escrito: TEMOS VAGAS. É bom 3 a 4 dias de divulgação, use rádio, use propaganda volante, não anuncie nos feriados.
Marque um dia para que todos os candidatos compareçam juntos e com os currículos em mãos e selecione os melhores.
Não encurte o caminho e nem a sua responsabilidade, faça admissional de todos e registre com contrato de 30 dias. 30, não 45. Ok? Se necessário renove mais 30.
E avalie neste período, quem não for continuar, faça o desligamento no final do período de teste. Um alerta que eu gosto de fazer nesse período, é sobre o excesso de horas extras. Cuidado.
Use as escalas ao seu favor. Cuidado com os domingos também. Não saia emendando um domingo no outro.
No dia 24, seja sensato. Feche no horário combinado. Seu colaborador quer ir pra casa ficar com a família dele.
Este período de Natal é ótimo para ações de Endomarketing e engajamento de equipe, mas esqueça o Amigo Secreto. Ninguém gosta!
E ainda coloca todos para gastar em uma ação que a maioria fica sem graça de te falar que não gosta... Existem outras ações.
Natal é família e solidariedade. Explore isso! Que tal colocar a foto da família dos seus colaboradores na arvore de Natal? Ou cada um montando uma parte da arvore? Junte todos, inclua todos.
Que tal uma ação solidária? Campanha de arrecadação para alguma instituição e os seus colaboradores irem lá entregar? Você pode arrecadar alimentos, brinquedos, roupas.
Que tal um papai noel para receber os filhos dos seus colaboradores um dia?
E cartões á mão? De coração, com palavras verdadeiras. Reconhecendo os seus melhores talentos. Agradecendo o ano que passou. Já pensou no impacto disso para quem recebe? No impacto que isso tem na Cultura do seu negócio?
Organize um café ou lanche da tarde temático. Com panetone, chocolate, frutas. Lembre-se que muitos não conseguem ter acesso á algumas regalias desta data. Faça para todos, não exclua ninguém.
Neste momento, cada um pode compartilhar um agradecimento, um sonho, um desejo de Ano novo.
Saber os sonhos dos seus colaboradores te une a eles, contar os seus desejos e sonhos os une a você.
Cria laço, proposito, comprometimento. Isso reflete na sua Cultura. Endomarketing precisa ser usado para firmar a sua Cultura Organizacional.
Invista em presentes, uma cesta especial.
É uma data especial. Não exclua os que estão afastados, de atestado médico ou em férias. Inclua todos, até os que acabaram de chegar.
Produza vídeos de agradecimento! Mostre-se grato por tudo realizado durante o ano, por cada colaborador, demonstre apreço pelo trabalho deles, e reconheça a importância deles no seu negócio.
Cite a importância da fé, da família, da solidariedade. Mostre-se grato. Coloque seus líderes para fazer o mesmo e divulgue isso nas televisões espalhadas pelo supermercado, nos grupos de whats, nas redes sociais.
Faça: OS MELHORES DO ANO. Reconheça quem fez um bom trabalho.
Espalhe fotos, vídeos de reconhecimento.
Peça que os filhos dos colaboradores façam cartões de natal a mão, e divulgue isso nos vídeos e redes sociais. Com mensagens de fé, família e boas novas.
Não esqueça a sua play list!
Envolva todos nesse clima maravilhoso de natal com musicas temáticas tocando por todo o seu Supermercado!!!!
Ana Faria
Consultora em RH e Gestão De Pessoas
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