Em tempos de IA (Inteligência Artificial), People Analytics, Cultura Corporativa e Trabalho Híbrido precisamos nos colocar em posição de aprendizado para ter um RH que realmente funciona e consiga tomar decisões.
Uma tendencia para o Setor em 2025 é a Gestão comportamental; que nada mais é do que uma avaliação mais robusta e completa do colaborador para que possamos “aproveitá-lo” de forma mais estratégica.
Para que isso funcione, inicialmente temos que ter líderes preparados.
O Treinamento, cuidado e acompanhamento do seu colaborador deve ser feito com mais frequência.
O foco do líder deve estar em formar equipes mais equilibradas e proporcionar promoções mais assertivas, ou seja, a liderança em 2025 precisa ter a habilidade de avaliar diferentes perfis de comportamento.
Chegamos em um momento, que os talentos precisam ser aproveitados. A diversidade de gêneros, crenças, cores, tamanhos e ideologias é uma realidade! Agora é o momento de avaliar comportamentos e resultado.
Precisamos em 2025 criar processos de seleção que sejam mais inclusivos além disso, precisamos pensar em criar ambientes de trabalho que proporcione uma boa experiencia para o seu colaborador.
Sim! Isso mesmo que você leu.
Experiencia do colaborador está entre os 10 pontos mais buscados para o RH em 2025.
Uma estrutura de desenvolvimento constante, conversar abertas, oportunidades de crescimento serão essenciais.
Acabou o tempo do RH que só acumula papel e fala com a contabilidade...
Os tempos mudaram...
Algumas coisas vamos precisar ter mais cuidado.
A prioridade deve ser sua Cultura, missão, valores. Seus líderes precisam internalizar essa cultura e desenvolver habilidades de Comunicação e Inteligência emocional como nunca, são os Skills (guarde esta palavra, ela estará presente no RH de 2025).
Não vai ser um ano bom para acumular dias sem folga. Precisamos ter escalas que funcionem e cumpram a legislação e convenção de cada Estado.
A justiça do trabalho em 2025 está toda voltada ao fato do colaborador não ter uma vida além do trabalho. Ainda que o colaborador concorde, te peça, te implore por um extra. Não faça. Deixe-o folgar.
Muito cuidado com o excesso de horas, mas muito cuidado mesmo.
Uma dica de ouro é uma boa gestão e controle dos pontos eletrônicos. Lembrando que o ponto eletrônico mal gerido é prova judicial em ações trabalhistas, mas isto é assunto para outro post...
Muita atenção com as ações de Endomarketing, elas serão muito válidas e necessárias em 2025. E deve estar atrelado a ações de Saúde mental e bem-estar. Benefícios e flexibilidade.
Endomarketing com estratégia. Sempre propagando a sua Cultura e sempre como arma de inclusão.
É tempo de usar a IA. Ela pode te ajudar na filtragem de currículos, em avaliações de pesquisa de clima, os algoritmos podem te ajudar a identificar padrões de performance.
Mais do que nunca as decisões precisam ser baseadas em dados.
Comece por dados básicos:
Qual seu turnover?
Quantas vagas estão abertas?
Por quanto tempo essas vagas permanecem abertas?
Qual o fluxo de demissão no mês?
Quais os motivos que levam seus colaboradores a sair?
Cada vaga te custa quanto?
Qual melhor mês pra dar férias?
Quanto em quanto tempo são os treinamentos?
Quantos aplicam esses treinamentos?
Quanto em quanto tempo eu avalio a equipe?
Tenha esses dados básicos sempre.
E por fim, Planejamento Estratégico.
RH pensando no Futuro. Um planejamento anual a ser seguido. Incluindo informações sobre os meses mais críticos, as datas mais importantes, os cargos que exigem mais treinamento ou tempo de adaptação.
O momento do planejamento é agora.
Minha dica é: não espere 2025. Comece agora.
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