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Turnover no Supermercado: Como Resolver a Rotatividade de Colaboradores?

Ana Faria

Você já deve ter ouvido essa palavra de algum profissional de RH por aí.

No universo do Rh e da gestão de pessoas o Turnover é um dos dados mais importantes e impactantes de todo o processo. 

Se você não sabe direito o que é, eu vou te explicar: Turnover é a rotatividade. É o que entra e sai em números de colaboradores.


E por que é tão importante? 


Essa taxa de turnover impacta diretamente a saúde financeira do seu supermercado. Por isso é tão importante!


Outro ponto é que este dado te mostra a capacidade que seu supermercado tem de reter os talentos. 

Quando o fluxo de entrada e saída de colaboradores é muito grande, quer dizer que eles estão entrando e não estão ficando, e isso é um problema para além do financeiro... é um problema de gestão.


Acende o questionamento: Por que as pessoas não querem trabalhar aqui?


Pode ser que a sua região exista concorrência e valores superiores aos que você oferece.

Pode ser que seu processo de recrutamento em si esteja falho. 


Talvez sua liderança não treine e não consiga integrar este novo colaborador, ele não se sinta “parte” e saí...


Ou quem sabe seus benefícios não são vantajosos... ou seu clima organizacional não esteja bom... quem sabe, precise firmar e trabalhar a sua Cultura...


São vários os fatores que podem contribuir para que este fluxo de entrada e saída esteja alto. Qualquer que seja o motivo, seu financeiro está sendo afetado, e a imagem do seu supermercado também. 


Para resolver, é necessário investir em um processo de recrutamento mais assertivo. A descrição de cada vaga pode te ajudar em parte desse processo.


Se você consegue colocar a pessoa certa na vaga certa tem uma chance maior dessa pessoa se adaptar, se sentir feliz ali e dar bons resultados. 

Outro ponto a ser observado são os seus benefícios. Principalmente se na sua região houver concorrência que oferece salários mais altos. 


O clima da sua empresa precisa ser bom, e seu líder precisa contribuir para isso. O índice de desligamentos por liderança ruim ainda são os maiores que existem. 

Você precisa investir no treinamento da sua liderança.

É melhor do que passar o ano pagando propaganda de vaga aberta e exames admissionais. 


Uma ação que inibe o turnover e que você pode adotar hoje mesmo, é o hábito de reconhecer e elogiar trabalhos bem-feitos. Isso precisa fazer parte da sua Cultura.


Seus colaboradores querem ser reconhecidos e ouvidos.


Aproveite que um novo ano inicia e passe a analisar os dados de entrada e saída do seu negócio. Por um período, levante esses números. 


Saiba quantas vagas você abre por mês e quanto essas vagas te custam. 

Levante qual a média de tempo que esses colaboradores ficam. 

Estabeleça uma entrevista demissional para saber os motivos das saídas. 

Tenha certeza de qual setor existem mais saídas.

Pense em benefícios. 

Invista no clima organizacional.

Uma dica: entrou, e ficou menos de 30 dias. Olhe a liderança. O problema está lá. Treine a sua liderança.

Não use a desculpa: A região é assim. Sempre foi assim. Nessa cidade as pessoas não têm compromisso. 


Não se iluda, o problema está no seu supermercado mesmo.

E talvez com ações simples você consegue resolver e reter talentos...


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